quarta-feira, 14 de julho de 2010

I Simpósio sobre Evolução & Diversidade da UFABC

O grupo de pesquisa em Evolução e Diversidade (ver diretório de grupos de pesquisa do CNPq) foi formado em 2009 e conta hoje com 12 pesquisadores do quadro de docentes da Universidade Federal do ABC (UFABC). O grupo atua em três linhas de pesquisa principais: 1) Sistemática e Biogeografia, 2) Conservação Biológica e 3) Interações entre organismos e ambiente.

No âmbito desse grupo de pesquisa, foi proposta a realização de um Simpósio sobre Evolução e Diversidade, com o objetivo de apresentar estudos atualizados relacionados à biodiversidade e aos vários aspectos através dos quais esse tópico é estudado (sistemática, biogeografia, ecologia, genética). O evento consistirá de palestras, mesas-redondas e apresentações orais de convidados de instituições consolidadas de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Ele foi pensado levando em conta que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, como proposto pela Assembléia Geral das Nações Unidas, e que iniciativas que promovam a discussão acerca da necessidade de aumento do conhecimento sobre a diversidade biológica e de formas de se utilizar tal conhecimento para a conservação da biodiversidade são, talvez mais do que nunca, de grande importância.

Em linhas gerais, os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são: 1) aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes; 2) aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de diferentes grupos; 3) incentivar a tomada de medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade; 4) promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade; e 5) estabelecer um diálogo sobre as medidas a serem adotadas para garantir a continuidade dos programas já desenvolvidos.

O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas em todos os setores a nível mundial. Portanto, devem ser criadas e compartilhadas ferramentas de comunicação úteis e eficazes, tanto no âmbito acadêmico quanto junto aos diferentes setores da sociedade. Nesse sentido, o I Simpósio sobre Evolução e Diversidade encaixa-se como uma forma de divulgação do estado da arte dos estudos sobre biodiversidade, sob vários aspectos (zoológicos, botânicos, genéticos e ecológicos), para um público-alvo de alunos de graduação e pós-graduação, e docentes e pesquisadores de outras áreas de pesquisa. Além disso, o simpósio pretende apresentar à comunidade acadêmica e discente trabalhos produzidos na Universidade Federal do ABC que versem sobre biodiversidade e áreas correlatas, enfatizando a necessidade da pesquisa aprofundada também em aspectos sistemáticos e evolutivos.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
(01 a 03 de setembro de 2010)

O cronograma do Simpósio de Evolução e Diversidade contempla palestras, mesas-redondas, apresentações orais e de pôsteres durante três dias (entre os dias 01 e 03 de setembro de 2010), com palestrantes convidados de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo: Instituto de Biociências (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal do ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário